Serviço de atendimento ao usuário

BR 116

0800 6000 116

BR 324

0800 6000 324

Notícias

VIABAHIA promove Semana da Caatinga em Rafael Jambeiro

VIABAHIA promove Semana da Caatinga em Rafael Jambeiro

Estudantes receberam tablets e certificado em cerimônia no CCO na sexta-feira (12)

Em comemoração à Semana da Caatinga, estudantes da rede pública de ensino de Rafael Jambeiro participaram de um concurso de poesia promovido pela VIABAHIA. A atividade recebeu a contribuição de cerca de 22 crianças do 9º ano e os três primeiros colocados foram premiados, na sexta-feira (12), em cerimônia no Centro de Controle e Operações (CCO) da concessionária.

A escolha do tema “Caatinga: (Re)conhecer para valorizar” para o concurso teve o objetivo de incentivar os alunos a refletirem sobre a importância do bioma em que vivem. A Semana da Caatinga foi celebrado de 24 de abril a 5 de maio e as iniciativas relacionadas à data visam a fortalecer a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano das famílias do município.

É o que explica a analista de Meio Ambiente da VIABAHIA Leidiane Santana. “Nosso compromisso é levar a educação ambiental de maneira lúdica, acessível e simplificada às crianças. Inclusive, porque a criança é um multiplicador de conhecimento dentro da família”, diz.

Os dois primeiros colocados no concurso receberam tablets e um certificado de participação. Já o terceiro colocado recebeu mochila e certificado. Todos os estudantes ganharam livros de poeta Bráulio Bessa. A seleção das poesias premiadas coube às equipes de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança da VIABAHIA (QSMS), Ouvidoria, Compliance, BI, GTH e Comunicação.

 

 

Programa Via Ambiental aproxima comunidades

O concurso de poesia encerra um ciclo de ensino e aprendizagem de cerca de uma semana com 500 alunos de Rafael Jambeiro. Isso porque, além da produção textual, os estudantes participaram da implementação de hortas comunitárias nas escolas, do plantio de espécies nativas e de um musical sobre a água e a importância da reciclagem de materiais.

A programação contou ainda com a Gincana da Sustentabilidade, em que os alunos aprenderam a reconhecer os animais silvestres encontrados no trecho, além de aprender os procedimentos com a fauna vitimada na rodovia.

Todas as iniciativas são parte do programa Via Ambiental, conduzido pela VIABAHIA para fortalecer, sob o viés da sustentabilidade ambiental, o vínculo da empresa com os municípios conectados pelas BRs 116 e 324.

Para viabilizar o projeto com as escolas, os funcionários da VIABAHIA trabalharam de maneira voluntária, segundo Leidiane. “Com o voluntariado, nossos colaboradores aprendem sobre a realidade e as necessidades específicas das comunidades com que trabalham. É uma troca”, comenta a analista ambiental.

 

 

Saiba mais sobre as atividades da Semana da Caatinga

Concurso de poesia

Com o tema “Caatinga: (Re)conhecer para valorizar” o concurso de poesia teve como objetivo sensibilizar a comunidade local para a preservação deste bioma brasileiro por meio da exaltação de sua importância, recursos e conhecimento da fauna e flora local.

Musical da Água

O musical teve o objetivo de explorar o conceito do ciclo da água e a importância da preservação deste recurso para o público infantil por meio de histórias, músicas, dinâmicas e brincadeiras.

 Musical da Reciclagem

Abordou o conceito de reciclagem e a importância da segregação dos resíduos sólidos através de música e dinâmicas interativas.

Horta Escolar

Foi implantada uma horta escolar com o plantio de mudas nativas da Caatinga, com o objetivo de ensinar os cuidados com a natureza e a importância de seus ciclos e processos, além de serem realizadas oficinas relacionadas ao uso e conservação do solo.

Gincana da Sustentabilidade

A atividade teve como objetivo ensinar aos alunos sobre a importância da segregação de resíduos, raciocínio lógico, preservação e reconhecimento da fauna silvestre local, bem como procedimentos e cuidados com animais silvestres vitimizados.

 

  

Conheça os nossos serviços

Todos os serviços disponíveis para os usuários das nossas rodovias

Outras formas de pagamento

Taggy Veloe DBTrans Sem Parar Repom RoadCard ConectCar Wex Target Move Mais