Serviço de atendimento ao usuário

BR 116

0800 6000 116

BR 324

0800 6000 324

Notícias

SER VOLUNTÁRIO: UM ATO DE AMOR E SOLIDARIEDADE.

SER VOLUNTÁRIO: UM ATO DE AMOR E SOLIDARIEDADE.

No dia 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado (DNV), instituído no ano de 1985 pela Lei nº 7.352. A comemoração da data é uma forma de homenagear quem doa um pouco do seu tempo, talento e habilidades para causas de interesse social. 

A VIABAHIA valoriza e estimula o voluntariado, por meio do projeto Ser Voluntário os colaboradores podem dedicar um pouco do horário de trabalho para fazer o bem. Todos os meses a concessionária disponibiliza uma carga horária de 4h30 para que os funcionários possam desenvolver atividades nas áreas de educação, saúde e meio ambiente. 

Em junho deste ano, um grupo da VIABAHIA foi até a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), para doar sangue. A ação fortaleceu a campanha do junho vermelho, que tem o objetivo de estimular a doação de sangue e aumentar o estoque disponível. 

Segundo Iara Matos, coordenadora de captação e coleta da Fundação Hemoba, a iniciativa de grupos como o da VIABAHIA ajuda a abastecer os estoques de sangue, especialmente em meses de festas e férias escolares, como junho. “Mesmo com a pandemia, com todos os protocolos e a redução dos procedimentos eletivos, a nossa demanda de urgência e emergência não para, principalmente em períodos festivos. Então, essas campanhas contribuem para a manutenção do nosso estoque estratégico, elas possibilitam a continuidade dos atendimentos”, explica Iara. 

Em 2020, foi a vez do Instituto Beneficente Conceição Macêdo participar de uma ação do Ser Voluntário. A atividade fez parte da comemoração do Dia Mundial da Água, na oportunidade foram distribuídos kits com lanches, além de materiais ilustrativos e educativos para pintura. 

Atualmente, a Conceição Macêdo, que fica no centro de Salvador, atende 75 crianças de 2 a 5 anos que têm o vírus HIV. Além de cuidar desses pequenos, a instituição mantém 29 famílias em casas de apoio, mas custear esses atendimentos nem sempre é simples, como explica Alfredo Dórea, gerente administrativo do instituto. “A Conceição Macêdo sobrevive de doações. Toda contribuição é sempre muito bem-vinda, principalmente quando envolve alimentos”. Ele ainda ressalta a importância dessas ações. “Além das crianças, atendemos as famílias delas. Depois da pandemia a situação piorou, pois muitas mães ficaram desempregadas, então, é por meio dessas doações que a gente consegue garantir a alimentação desses meninos e meninas”, declara Alfredo. 

A ouvidora da VIABAHIA, Eliângela Almeida, já participou de algumas ações do Ser Voluntário, mas lembra com um carinho especial da comemoração do dia das crianças em uma creche, que fica no subúrbio de Salvador. “Proporcionar um dia especial para crianças que provavelmente não teriam a oportunidade de viver aquilo foi muito importante. O momento foi cheio de brincadeira e alegria. Fizemos teatro de fantoches, teve roda de cantoria, pintura, e elas amaram”. Para Eliângela, o ato do voluntariado é uma troca e contribui para o desenvolvimento pessoal de quem pratica o bem. “O voluntariado não é só sobre o que a gente vai doar, mas também sobre a transformação interna que acontece. O que a gente recebe em troca é indescritível”, afirma. 

Quem conhece bem essa sensação é Carlos Costa, do planejamento financeiro da VIABAHIA, ele sempre teve o hábito de praticar o voluntariado, e como colaborador da concessionária, já participou de diversas ações do Ser Voluntário. “Sempre atuei ajudando alguém, algum grupo ou motivando as pessoas a fazerem o mesmo. Na minha casa tem um lugar reservado para receber doações e depois encaminhar para alguma instituição. Na VIABAHIA, já participei de várias ações, seja arrecadando alimentos ou tocando violão para alegrar as crianças. Minha última colaboração foi a entrega de mantimentos em um lar de acolhimento a moradores de rua, na cidade baixa de Salvador”, conta Carlos. 

Além da capital baiana, o Ser Voluntário presta assistência às cidades que ficam ao longo das rodovias sob administração da VIABAHIA. No município de Poções, que é cortado pela BR-116, grupos da companhia já participaram algumas vezes de ações no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Poções (CEACAP). O local acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e hoje atende 16 meninos e meninas. Segundo Adeni da Cruz Batista, coordenadora do centro, ações solidárias são sempre esperadas. “Os meninos amam receber essas atividades. O teatro de fantoches, os jogos e brinquedos, tudo encanta, pois são crianças que não encontram isso em casa”, explica. 

Com o desejo de colaborar cada vez mais com ações solidárias, a VIABAHIA segue com o Ser Voluntário. Até o último ano, quase 190 colaboradores já participaram do projeto. Para 2021, a intenção é garantir pelo menos 500 horas de trabalho voluntário. 

Conheça os nossos serviços

Todos os serviços disponíveis para os usuários das nossas rodovias

Outras formas de pagamento

Taggy Veloe DBTrans Sem Parar Repom RoadCard ConectCar Wex Target Move Mais