Serviço de atendimento ao usuário

BR 116

0800 6000 116

BR 324

0800 6000 324

Notícias

Em cinco meses, VIABAHIA contrata 20% das alunas de capacitação

Em cinco meses, VIABAHIA contrata 20% das alunas de capacitação

Novas colaboradas são egressas de formação em auxiliar administrativo e vão atuar em Amélia Rodrigues

 

Como parte da política de valorização da mão-de-obra de mulheres do interior do estado, a VIABAHIA contratou seis egressas do curso de assistente administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA) poucos meses depois de formadas. A capacitação é resultado de uma parceria técnica da concessionária com a entidade, que desenvolveu o projeto Via Profissionalizante especificamente para o público feminino e em atenção às demandas da companhia.

O Via Profissionalizante foi concluído em dezembro de 2022 e, até maio deste ano, 20% das alunas foram incorporadas ao quadro de funcionários da VIABAHIA. A expectativa é que, conforme novas vagas forem abertas, todas as alunas sejam contratadas. As novas colaboradoras começam diretamente envolvidas na operação, ou seja, nas cabines de pedágio em Amélia Rodrigues.

O programa capacitou todas as 29 participantes a trabalhar com competências e rotinas variadas, como gestão, noções de financeiro e atendimento ao público, o que permite a elas ocupar funções diversas dentro da companhia. Ao investir na capacitação profissional, a iniciativa tem o objetivo de ampliar a relação da VIABAHIA com os moradores dos 27 municípios em que a concessionária está inserida e fortalecer a geração de emprego e renda.

É o explica a gerente de Qualidade, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (QSMS) da VIABAHIA, Viviane Rocha. “O programa foi pensado para unir a necessidade da VIABAHIA em mão-de-obra com o desafio que os municípios enfrentam em abertura de postos de trabalho e capacitação profissional”, explica.

O Via Profissionalizante deu oportunidade a Brenna de Oliveira Ferreira, 19 anos, de ingressar no mercado. “Este é o meu primeiro emprego. Não imaginava que seria chamada, porque todas passamos por um processo seletivo antes de entrar na empresa. Muito menos, imaginei que seria tão rápido, apenas três meses depois da formatura”, comenta.

 

Incentivo à inserção de mulheres no mercado de trabalho

O projeto de capacitação faz frente a uma questão socioeconômica especialmente sensível aos municípios do interior do estado. A dificuldade de inserção de mulheres, especialmente das que são mães, no mercado de trabalho formal é um dos pontos de atenção na Bahia.

Diante das circunstâncias, pleitear uma posição no mercado de trabalho formal não é uma decisão simples. Recém-contratada pela VIABAHIA, a auxiliar de arrecadação Jirlane Nobre de Jesus Santos, de 24 anos, reconhece os desafios impostos às mães que trabalham fora. Por outro lado, entende que os benefícios que a decisão traz são consistentes.

Moradora de Amélia Rodrigues, a jovem é mãe de um menino de três anos com diagnóstico de autismo. “Sou dedicada e guerreira. Um dos meus objetivos é garantir um futuro melhor para a minha família. Por isso, tenho expectativa de crescer dentro da empresa, passando e adquirindo conhecimento com meus colegas de trabalho”, diz.

Ao priorizar o público feminino, a VIABAHIA transforma uma realidade, até então, tida como consolidada, como detalha Nadine dos Santos, 24 anos. “Não é corriqueiro a gente ver uma empresa de grande porte nos dar essa oportunidade como essa”, explica a jovem, agora contratada pela concessionária.

Com o sucesso do Via Profissionalizante, a expectativa da VIABAHIA é promover outras edições do programa. “Este foi um projeto piloto. Queremos expandi-lo para outras cidades e torná-lo permanente”, segundo a gerente de QSMS da VIABAHIA, Viviane Rocha.

 

Conheça os nossos serviços

Todos os serviços disponíveis para os usuários das nossas rodovias

Outras formas de pagamento

Taggy Veloe DBTrans Sem Parar Repom RoadCard ConectCar Wex Target Move Mais