Serviço de atendimento ao usuário

BR 116

0800 6000 116

BR 324

0800 6000 324

Notícias

22 de maio – Dia Internacional da Biodiversidade

A biodiversidade é representada pelo número de espécies que existem na Terra, que inclui desde os seres microscópicos até nós humanos, bem como sua variabilidade genética e variação entre as comunidades biológicas. Os diversos níveis de vida são fundamentais para a manutenção do equilíbrio ambiental e todos são importantes para a sobrevivência humana, visto que a diversidade de espécies da fauna e da flora fornecem recursos à vida de milhares de pessoas.

Garrinchão-de-bico-grande

Dentre as quase 100 milhões de espécies que abrigam o planeta, a humana é apenas uma delas. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é o país com maior biodiversidade do mundo, pois abriga mais de 20% da diversidade do planeta. No entanto, a ação antrópica (humana) vem diminuindo esta alta diversidade, onde a caça predatória, a destruição de suas florestas e recursos hídricos contribuem expressivamente para a extinção de muitas espécies.

O clima do planeta também vem sofrendo alterações significativas, pois a poluição e os altos níveis de desmatamento influenciam em mudanças na temperatura e, consequentemente, no aumento da perda de espécies, uma vez que estas são incapazes de se ajustar rapidamente à tais mudanças.

Paralelamente, o aparecimento de espécies invasoras e causadoras de diversas doenças estão ganhando espaço no nosso país, e isto pode estar relacionado ao desequilíbrio ambiental causado pela perda de habitats e extermínio dos predadores naturais.

A destruição dos recursos naturais é um fator negativo tanto para os milhares de espécies que existem no planeta como também para a vida humana, uma vez que o meio ambiente oferece ar, água, alimento, matéria prima e diversos outros recursos necessários a manutenção da vida na Terra.

Para mudar este cenário e preservar as diversas espécies que existem em nosso planeta, são necessários esforços do poder público e de toda a população. Educar e informar o maior número de pessoas ainda é o melhor caminho para conservação da a biodiversidade.

FOTOS: Meio Ambiente/VIABAHIA

Conheça os nossos serviços

Todos os serviços disponíveis para os usuários das nossas rodovias

Outras formas de pagamento

Taggy Veloe DBTrans Sem Parar Repom RoadCard ConectCar Wex Target Move Mais