Serviço de atendimento ao usuário

BR 116

0800 6000 116

BR 324

0800 6000 324

Notícias

SER VOLUNTÁRIO: COLABORADORES DA VIABAHIA DOAM SANGUE DURANTE CAMPANHA DO JUNHO VERMELHO

SER VOLUNTÁRIO: COLABORADORES DA VIABAHIA DOAM SANGUE DURANTE CAMPANHA DO JUNHO VERMELHO

O dia 14 de junho é conhecido como o dia mundial do doador de sangue. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, para homenagear o nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner – responsável pela descoberta do fator RH positivo e negativo – e todos os voluntários que destinam um pouco do tempo para salvar vidas.

 

Na última sexta-feira, dia 18, foi a vez dos colaboradores da VIABAHIA irem até a Fundação HEMOBA para doar sangue. A ação faz parte do programa “Ser Voluntário”, que tem sempre a responsabilidade social e o incentivo às boas ações como principais objetivos.  De acordo com Viviane Rocha, gerente de Qualidade, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (QSMS), além do “Ser Voluntário”, no último ano, foi criado o projeto “Todo Dia É Um Ótimo Dia Para Fazer o Bem”. A ideia é “ajudar as pessoas de alguma maneira. Nós aproveitamos a oportunidade de algumas datas, a exemplo do dia mundial do doador de sangue para motivar os colaboradores a se engajarem na causa”, explica Viviane.

 

 

Para alertar a população sobre a importância da doação de sangue, este mês acontece a campanha “Junho Vermelho”. Neste ano, a ação tem um objetivo especial, o reabastecimento do estoque de sangue que diminuiu 10% desde o início da pandemia. A boa notícia é que mesmo a passos lentos a situação tem melhorado. Em Salvador, em 2020, foram cerca de 20 mil candidatos e 15 mil bolsas de sangue entre janeiro e maio. No mesmo período de 2021, foram aproximadamente 22 mil candidatos e 16 mil bolsas. Mesmo assim, a situação do estoque ainda é considerada crítica.

 

Segundo Iara Matos, coordenadora de captação e coleta da Fundação Hemoba, ações como a da VIABAHIA, além de reabastecerem o estoque, são necessárias para disseminar a cultura do voluntariado. Hoje, no estado da Bahia, apenas 1,7% da população doa sangue e o ideal pela OMS seria, pelo menos, 5%.

 

O processo de doação é bem simples. Primeiro, o voluntário faz um cadastro. Depois, passa por uma triagem clínica e hematológica, e se estiver tudo certo com a saúde, a pessoa logo é direcionada para a coleta, que dura cerca de 10 minutos. Clauber Santana, coordenador de Talentos Humanos, achou o processo bem simples. “Já doei há alguns anos, não lembrava muito bem das etapas, mas achei tranquilo, super rápido”, concluiu.

 

E uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Ciente da importância do gesto, Amanda Silva, membro da secretaria da diretoria, decidiu participar da ação. “Foi minha primeira vez, sempre tive vontade de doar, mas às vezes por causa da correria do dia a dia a gente não se dá esse tempo, só que agora o momento chegou. Já perguntei quando posso vir novamente e me informaram que em 3 meses posso fazer uma nova doação”.

 

Mas é bom ter atenção! Para doar sangue é necessário preencher alguns requisitos, como ter entre 16 e 69 anos de idade, pelo menos 50 quilos, estar com boas condições de saúde e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial – válido em todo o território nacional.

Conheça os nossos serviços

Todos os serviços disponíveis para os usuários das nossas rodovias

Outras formas de pagamento

Taggy Veloe DBTrans Sem Parar Repom RoadCard ConectCar Wex Target Move Mais