Serviço de atendimento ao usuário

BR 116

0800 6000 116

BR 324

0800 6000 324

Notícias

28 de abril, Dia Nacional da Caatinga

O dia 28 de abril é marcado pelo Dia Nacional da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro e de suma relevância para a VIABAHIA, uma vez que nossas estradas interceptam suas florestas.

De clima semiárido, a caatinga é caracterizada pela irregularidade do regime pluviométrico, com apenas duas estações definidas: a chuvosa (inverno), que dura de três a cinco meses e a estação seca (verão), que pode se estender de sete a nove meses, marcando este bioma por longos períodos de seca e temperaturas elevadas.

De um modo geral, sua vegetação é composta por pequenas árvores e arbustos decíduos, os quais perdem folhas durante a estação seca. Frequentemente são compostas por espinhos (acúleos), como as cactáceas, bromeliáceas, euforbiáceas e as leguminosas. Dentre estas, se destacam o mandacaru (Cereus jamacaru), o xique-xique (Pilosocereus gounellei), o umbu (Spondias tuberosa), o juazeiro (Ziziphus joazeiro), a catingueira (Poincianella pyramidalis), a baraúna (Schinopsis brasiliensis) e a aroeira-do-sertão (Myracroduon urundeuva).

A fauna da Caatinga abriga uma variedade de espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis, peixes e artópodes. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, este bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 de anfíbios, 241 de peixes e 221 de abelhas. Dentre as endêmicas (que ocorrem exclusivamente na caatinga), foram registradas nas rodovias sob nossa concessão o periquito-da-caatinga (Eupsittula cactorum) e a jararaca-da-seca (Bothrops erythromelas).

Atualmente, os ecossistemas do Bioma Caatinga se encontram bastante alterados, com a substituição de espécies vegetais nativas por cultivos e pastagens. O desmatamento e as queimadas são práticas comuns no preparo da terra para a agropecuária que, além de destruir a cobertura vegetal, prejudica a manutenção de populações da fauna silvestre, a qualidade da água e o equilíbrio do clima e do solo.

O reflorestamento, o manejo florestal, a preservação de suas nascentes e margens de rios, além da educação ambiental são medidas capazes de desacelerar o processo de degradação dos seus habitats.

Para reverter este quadro, é necessário que sejam implantadas medidas mitigadoras tanto dos órgãos públicos, como dos privados. Contudo, é necessário o apoio e colaboração da população como um todo, com uma única finalidade: “preservar o que ainda resta da Caatinga”.

Seguem registros da caatinga:

Conheça os nossos serviços

Todos os serviços disponíveis para os usuários das nossas rodovias

Outras formas de pagamento

Taggy Veloe DBTrans Sem Parar Repom RoadCard ConectCar Wex Target Move Mais