Notícias

VIABAHIA apoia Congresso Internacional sobre atuação humanitária em desastre

Compartilhe
Tamanho da Fonte
VIABAHIA apoia Congresso Internacional sobre atuação humanitária em desastre

Além da realização de um simulado de atendimento a emergências, o evento em Feira de Santana reuniu especialistas para capacitar profissionais para situações de alta complexibilidade

A VIABAHIA apoiou a realização do 4ª Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM), uma iniciativa do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento aconteceu entre os dias 23 e 25 de agosto. Com o tema “Desastres com inundações, barragens e produtos perigosos (QBRN – Químicos, Biológicos, Radioativos Nucleares)”, o Congresso enfatizou a importância da integração das forças militares, civis e demais entidades para agirem diante desses cenários.

O evento reuniu diversos profissionais entre peritos, psicólogos, médicos, enfermeiros, biomédicos, engenheiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos, biólogos, nutricionistas, químicos e membros das equipes de resgate e forças de segurança federal e estadual. Além do conhecimento teórico, o congresso promoveu oficinas e simulados para que os participantes compreendessem, na prática, algumas das minúcias que podem ser decisivas em situações de alta complexibilidade.

No sábado (26), dia do encerramento do evento, aconteceu um simulado do rompimento de uma barragem e inundação.  Durante essa ação, diversas instituições que agem em emergências puderam, de forma integrada, treinar e mostrar o necessário entrosamento entre as equipes.

De acordo com Elio Nogueira, supervisor de operações da VIABAHIA, além do foco na segurança viária, a concessionária busca estar sempre preparada para salvar o maior número de vidas e diminuir os impactos em situações de acidentes ou desastres. “Esperamos que esses cenários não ocorram. No entanto, é necessário estarmos sempre preparados para atuar de maneira assertiva caso necessário”, explica.

Elio reitera ainda que a VIABAHIA acredita no diferencial agregado por meio de projetos como o congresso realizado pela Uefs. “Parcerias como essa nos colocam à frente para mitigar as consequências em situações trágicas nas quais as decisões precisam ser tomadas com urgência”, conclui.

     

Responsável pela administração de dois trechos de rodovias federais que cortam o estado da Bahia (BR-116 e BR-324)

Botões Rodapé

Serviço de atendimento ao usuário

Siga-nos

2024. ViaBahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital