Durante a primeira semana do mês de agosto, a equipe de Gestão de Talentos Humanos (GTH) da VIABAHIA foi até as praças de pedágio da BR-116 para realizar o programa Face a Face. A iniciativa visou a aproximação com os colaboradores que atuam nesses pontos da rodovia.
A ação aconteceu do dia 2 a 6 de agosto, momento em que cerca de 100 profissionais foram ouvidos pelo GTH, eles puderam contar um pouco mais sobre a rotina de trabalho, dar sugestões de melhorias e falar como a concessionária pode contribuir para o seu bem – estar.
Da equipe do GTH, Tainá Conceição, assistente de talentos humanos, e Jamile Santos, auxiliar de talentos humanos, percorreram todas as praças de pedágio da BR-116. Elas acreditam que o programa fortalece o elo entre colaboradores e empresa. “Foi uma experiência muito rica e importante. Conhecia todos por seus nomes, mas foi muito especial dar rostos a esses nomes. Os colaboradores nos receberam muito bem e aproveitamos para realizar treinamentos de algumas rotinas de RH”, conta Tainá.
O setor de talentos humanos também acredita que o Face a Face é importante para reforçar que não existe diferença entre os funcionários das praças e os da sede. “A praça de pedágio é um elemento fundamental da VIABAHIA. Percorrer grande parte da rodovia e ter contato direto com essas pessoas foi uma experiência enriquecedora”, diz Jamile.
Esse tipo de iniciativa é essencial para entender melhor os colaboradores e suas necessidades. Daiane Sousa, controladora de pedágio da VIABAHIA há 11 anos, já participou de outros atendimentos do Face a Face. Ela atua na praça de pedágio 4 (P4), na região de Nova Itarana – Brejões e acredita que essa ação é muito importante para aproximar os diversos setores da concessionária. “Nossa rodovia é muito grande, temos pessoas trabalhando espalhadas por vários pontos, mas essa ação consegue unir a gente. É muito importante a presença do GTH no pedágio, mostra que nós somos lembrados. Espero que a equipe venha nos visitar mais vezes”, explica Daiane.
Roberta Meira, agente de pedágio da praça 5 (P5), em Jequié, também reconhece a importância do projeto. “A ação mostra que a empresa se preocupa com nosso dia a dia e com nossas necessidades. Aqui no pedágio nós trabalhamos diretamente com o usuário, somos um suporte para eles. Os motoristas sempre conversam com a gente, fazem elogios e dão sugestões. Então, é importante transmitir um pouco dessa rotina e das nossas experiências para o GTH”, conta Roberta.
Para Hugo Moreno, coordenador de pedágio, o contato presencial com o GTH é fundamental. “É importante que nossos agentes tenham a imagem física de quem representa eles na empresa e o GTH representa os colaboradores. Essa ação permite que eles sintam-se mais seguros, o feedback é sempre positivo”, diz.