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Na rota da atenção

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Na rota da atenção

Trabalhar no dia a dia do atendimento aos usuários das rodovias não é tarefa fácil. Além dos riscos inerentes à profissão, cada ocorrência carrega consigo uma história nova e diferente. E está nas mãos deles, nossos inspetores e controladores de tráfego, popularmente chamados de “rotas”, a missão de acolher e tratar cada usuário de forma especial, com atenção, respeito e habilidade.

Fábio da Hora é um deles. Na VIABAHIA há nove anos, o controlador de tráfego, de 41 anos, tem muitos casos para contar. Alguns ficaram guardados na memória, outros tantos foram esquecidos ao longo do tempo. “Quando entrei na VIABAHIA, não fazia muita ideia do que iria fazer, ninguém tinha noção do que era uma concessão de rodovias aqui na cidade de Brejões (localizado a 250 quilômetros de Salvador). Um colega que já estava na empresa me chamou e disse que seria transferido para outra cidade e se poderia me indicar para a vaga de inspetor de tráfego. Topei e aguardei por uma ligação e o convite para entrevista. A partir daí as coisas foram mudando em minha vida e tive contato com pessoas e situações muito especiais”, resume Fábio.

Na BR-116, mais de 70% do tráfego é composto de veículos pesados. São caminhões e carretas que cruzam o país na mais importante rodovia de ligação entre as regiões Norte e Sul. No volante, milhões de profissionais viajam durante dias, em uma rotina perigosa e exaustiva, o que mexe com seu comportamento e emoções.

HISTÓRIAS DO TRECHO

“Há uns dois meses, fui chamado para atender a uma ocorrência de pane seca em um caminhão. Peguei a viatura e, ao chegar ao local, encontrei o caminhoneiro muito nervoso, xingando, bastante alterado mesmo. Eu sei que a vida deles não é fácil, por isso procuro sempre me colocar no lugar deles. Me identifiquei, dizendo que estava ali para ajudá-lo, mas ele nem me ouvia, só fazia xingar e esbravejar. Continuei meu atendimento, tentando fazê-lo se sentir acolhido. Em um momento, precisei fazer uma transferência de óleo com balde e mangueira. Nesta hora, pela primeira vez ele fez contato comigo, dizendo que eu iria me sujar. Respondi dizendo que era meu trabalho, concluí a operação e pedi para que entrasse no veículo e tentasse ligar. Assim que o caminhão voltou a funcionar, ele desceu e me pediu perdão por todo aquele nervosismo e pelo modo como me tratou. Elogiou meu profissionalismo, dizendo que a todo o instante eu o tratava bem. Entrou no veículo sorrindo, ao lado da sua esposa e seguiu viagem.

Esta é uma pequena amostra da rotina dos mais 50 profissionais, que se revezam no atendimento 24h aos usuários e que contam com o suporte de toda uma estrutura, coordenados pelo Centro de Controle Operacional (C.C.O.), localizado em Amélia Rodrigues, na BR-324.

“Também não posso deixar de registrar o meu agradecimento aos meus líderes diretos, Luciano Macedo e Antônio Rodrigo, que tratam a nossa equipe super bem e nós dão a autonomia necessária para o desempenho das nossas atividades. Além disso, a seriedade da VIABAHIA e o respeito com o colaborador, pois temos carteira assinada e todos os direitos garantidos, além da realização de cursos que nos tornam mais qualificados para exercermos nossas funções”, conclui Fábio.

Responsável pela administração de dois trechos de rodovias federais que cortam o estado da Bahia (BR-116 e BR-324)

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