Serviço de atendimento ao usuário

BR 116

0800 6000 116

BR 324

0800 6000 324

Notícias

SALVADOR E MUSEUS NA PALMA DA MÃO

Com a pandemia de coronavírus, muitos planos e sonhos de viagens ficaram guardados pelas gavetas. Mas quem disse que não dá para curtir uma boa passeada sem sair do quarto, da sala ou de qualquer cômodo da casa?

Se as telas de celulares e computadores por muito tempo foram alvos de críticas pelo afastamento que causavam às pessoas, agora elas têm exibido novamente mais do seus lados positivos. Um deles são os milhares de tours virtuais disponíveis pela internet.

Através desses tours é possível conferir, por exemplo, como é estar em grandes montanhas-russas de diversos países ou como é passear em dias comuns por ruas como as de Nova York. É só fazer uma pesquisa rápida pelo YouTube e vários desses vídeos já podem ser encontrados.

Desde antes da pandemia, alguns dos maiores museus e parques do mundo já estavam, inclusive, investindo na tecnologia para proporcionar visitas virtuais. Aplicativos e sites com detalhes mais elaborados do que qualquer vídeo já ficavam no ar. Muitos, até, com dispositivo de zoom para quem quisesse olhar detalhes das artes de pertinho.

Em Salvador, que é berço de tantas artes, não seria diferente. São quase 50 museus só na capital baiana e alguns deles passaram atualmente a entrar na onda positiva e a disponibilizar tours e outros projetos virtuais para quem quer conhecê-los ou conferir novidades, independente de onde esteja o visitante.

Além dos museus, dá até para fazer algumas caminhadas virtuais por outros cantos da cidade do axé. Confira:

  1. 1. MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA (MAM)

    O famoso e elogiado pôr do sol do MAM é só um dos atrativos extras que podem ser conferidos no tour virtual do espaço. Além das curiosidades do ambiente, ele reúne duas exposições à disposição do visitante, uma na Capela e outra no Casarão do MAM. As exposições contam com 28 fotógrafos e dois artistas plásticos, totalizando quase 80 obras.

    Confira em: http://www.bahiaview360.com.br/mam/

    INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA

    O museu é o mais antigo na Bahia a manter as suas atividades ininterruptas. No tour de 360º é possível conhecer salas como a hemeroteca do IGHB, que reúne mais de cinco milhões de folhas de exemplares de jornais publicados desde 1858. Entre os títulos estão jornais que não existem mais, mas que foram marcantes para a história da Bahia, como o Diário da Bahia, Gazeta do Povo, além de edições do jornal Correio.

    Confira em: http://www.bahiaview360.com.br/ighb360/

    3. MUSEU DA MISERICÓRDIA

    Localizado no Centro Histórico de Salvador, tem um vasto acervo com 3,8 mil peças. O primeiro carro movido a gasolina que chegou à Bahia, a cadeira feita exclusivamente para a visita de D. Pedro II, em 1859 e outras peças curiosas estão em exposição por aqui. O roteiro tem início na Rua da Misericórdia, passando por todos os salões e alas do espaço cultural com a geração de imagens em 360º.

    Confira em: https://tourvirtual.santacasaba.org.br/

    4. IGREJA DE SÃO FRANCISCO

    A Igreja de São Francisco é uma das mais famosas da Bahia, classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e, possivelmente, a maior relíquia do período barroco no país. Se você ainda não a conhece, o Estudio OnzeOnze registrou o interior do espaço em 360º. Nas paredes, estão quilos e mais quilos de ouro para decorar o local que reluz no Pelourinho.

Compõem o interior da igreja diversas obras-primas da arte sacra, como púlpitos e teto com pinturas e imagens de vários santos. Também estão lá duas pias de pedra doadas por D. João V, rei de Portugal.

Confira em: onzeonze.com.br/blog360/toursaofrancisco

5. MUSEU GEOLÓGICO DA BAHIA

Um dos maiores acervos da Bahia também abriu as portas virtualmente, mas, desta vez, em vídeo. São mais de 20 mil peças em um compilado que une pedras preciosas, fósseis arqueológicos, corpos celestiais, réplicas gigantes de animais pré-históricos e muito mais. Entre as principais atrações do Museu, estão a Sala do Universo, que propicia uma experiência sensorial com a origem das galáxias; o Salão dos Fósseis, que tem uma réplica gigante de um Mastodonte e fósseis arqueológicos de diversos animais antigos encontrados em municípios baianos. Você encontra também meteoritos, pedras preciosas e a diversidade mineral do estado.

Confira no canal de YouTube do SDE Bahia ou acesse: https://www.youtube.com/watch?v=e5krC5fBqJs

6. PALACETE DAS ARTES E MAIS MUSEUS DA BAHIA

O Palacete das Artes e outros museus baianos também têm aderido ao universo digital para exibir tours, discussões artísticas, obras especiais, exposições virtuais e mais detalhes. É possível conferir tudo pelo Instagram, onde lives também estão sendo feitas. No perfil @museusdabahia, estão os conteúdos dos museus: Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff, Parque Histórico Castro Alves, Museu do Recolhimento dos Humildes e Museu Wanderley Pinho. Já em @museudeartedabahia (MAB) e @palacetedasartes é possível encontrar outros conteúdos.

7. MAIS LOCAIS DE SALVADOR

Além dos espaços culturais: tem mais. Que tal matar um pouco da saudade do mar soteropolitano, assistir ao pôr do sol no Farol da Barra ou passear pela noite do Rio Vermelho? Diversas imagens em 360º de vários pontos da capital baiana também estão disponíveis, assim como outros tours virtuais, a exemplo do que passa pelo Pelourinho e pela Igreja do Senhor do Bonfim.

Confira em: https://www.guiaviagensbrasil.com/imagens360/ba/imagens-360-graus-salvador/


8. MAIS NO BRASIL E PELO MUNDO

Pelo Brasil, o Museu do Amanhã (RJ), a Pinacoteca de São Paulo e Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, são alguns dos que também disponibilizaram tours especiais. E para quem quer visitar mais espaços culturais pelo mundo com a palma da mão, existem aplicativos como o Google Arts, que conta com mais de 1.200 museus, galerias e instituições de 70 países.

Conheça os nossos serviços

Todos os serviços disponíveis para os usuários das nossas rodovias

Outras formas de pagamento

Taggy Veloe DBTrans Sem Parar Repom RoadCard ConectCar Wex Target Move Mais