Serviço de atendimento ao usuário

BR 116

0800 6000 116

BR 324

0800 6000 324

Notícias

22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade

O Brasil é formado por seis biomas com paisagens distintas: Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Amazônia, Pampa e Pantanal, e as rodovias administradas pela Concessionária interceptam 2 deles (Mata Atlântica e Caatinga) em 26 municípios baianos.

A variedade de biomas reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileiras, o que faz o nosso país ser considerado o maior detentor de biodiversidade do planeta. Esta abundante variedade de vida, que se traduz em mais de 20% do número total de espécies da Terra, eleva o Brasil ao posto de principal nação entre os 17 países de maior biodiversidade, porém ela se encontra sob forte ameaça.

Atividades antrópicas, como aumento da poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, contribuem para o aumento da lista de espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção.

Algumas instituições possuem centros de pesquisas científicas, que através de análises obtém conhecimento necessário à conservação. A fim de poder contribuir com a pesquisa, manejo e conservação do Leopardus tigrinus (gato-do-mato), animal ameaçado de extinção, a VIABAHIA firmou parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros – CENAP, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Os animais encontrados através do Monitoramento da Fauna Atropelada, em atendimento ao Programa de Proteção à Fauna da Licença de Operação nº 882/2009, são coletados para retirada de amostras de tecido, com posterior envio e armazenamento no banco genômico do CENAP.

Com estes dados é possível executar ações de manejo para a conservação desta espécie constante nas listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção, bem como o uso sustentável dos componentes da biodiversidade.

Preservar a biodiversidade, é proteger a vida. Proteja você também!

Conheça os nossos serviços

Todos os serviços disponíveis para os usuários das nossas rodovias

Outras formas de pagamento

Taggy Veloe DBTrans Sem Parar Repom RoadCard ConectCar Wex Target Move Mais